CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Educação

A Mesa de Debate: ” O Lugar da Arte na BNCC” promovida pela AMAE – Associação Maranhense de Arte – Educadores, foi um sucesso!!

Na ocasião, também foi realizada uma Assembleia Geral, da entidade representativa dos professores e estudantes de Arte, onde foi apresentado algumas propostas a saber:
• Constituição de GT para construírem projetos diversos a serem realizados para a sociedade maranhense;
• constituição de GT para estudarem o Estatuto da Associação;

•Sugestão de
Construção de GT para continuar estudando a BNCC;

Pois, considerando a necessidade de compreender o lugar da Arte na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, observa -se, que a BNCC, visa, atender à implementação da Reforma do Ensino Médio, por meio da Lei 13.415/2017, que altera a LDB 9394/96.

“O que esperar das leis nesta atmosfera de reformas ? Nessa conjuntura, essa fragmentação das leis, no caso da LDB, que somente em 2017, sofreu 74 alterações, de modo que a mesma LDB, já sofreu 401 alterações no transcorrer dos seus 22 anos – afirma o presidente da Associação, Edilson Brito, que avalia ser necessário travar uma luta para garantir a devida valorização das Áreas de conhecimento e seus componentes curriculares que perdem valor de destaque com esse novo formato e essa nova forma de tratar os componentes curriculares, valor e respeito conquistado no decorrer dos anos por meio de lutas históricas.

No documento, BNCC, componentes curriculares importantes na formação integral – humanizada e crítica, lapidada pela sensibilidade artística, percepção estética, senso ético, comportamento de solidariedade e capacidade de interferir na sociedade de forma crítica, perdem espaço, a exemplo de Sociologia, Filosofia, Arte, entre outros. Causando preocupação da categoria docente.

O evento, contou com a presença de professores da rede Federal, estadual, municipal e particular, que manifestaram inquietude com o desdobramento da BNCC, especialmente em relação à forma como as linguagens de Arte ( Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) são tratadas na BNCC.

Carecendo assim, maiores discussões sobre o assunto em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!