
Buscas por “energúmeno” no Google disparam após fala de Bolsonaro
O Google registrou um pico de buscas pelo termo “energúmeno” desde que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou a palavra para descrever o educador Paulo Freire. De acordo com o Google Trends, já eram mais de 200 mil pesquisas pela palavra até a última terça-feira (17/12/2019).
O ataque do presidente ao patrono da educação brasileira rendeu picos de acessos para dicionários como o Aurélio e o Priberam. Até a declaração, o Google sequer registrava dados suficientes de popularidade do termo.
As buscas por Paulo Freire também dispararam: a plataforma registrou aumento de mais de 550% nas tentativas de encontrar resultados sobre o educador.
O que é Energúmeno:
Energúmeno significa possesso, aquele que está possuído pelo demônio. É uma palavra de origem grega energoumenos, que significa endemoninhado.
No sentido figurado energúmeno é aquele indivíduo que está desnorteado, violento, fanático, que está exaltado, que fala e gesticula com veemência. além de outros adjetivos mais pejorativos, como imbecil e idiota.
Muitas vezes a palavra energúmeno não está relacionada com o âmbito de possessão, mas mantém um sentido pejorativo, classificando uma pessoa como um mentecapto, um indivíduo alienado, idiota, louco, insensato.

