CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Trabalho

Competências socioemocionais é tema de encontro do SESI e SENAI

SÃO LUÍS – As competências técnicas já não são mais suficientes para ter sucesso no mercado de trabalho atual. Saber se relacionar, ser proativo no trabalho, ser colaborativo, além de criativo e enérgico na execução das tarefas são habilidades socioemocionais cada vez mais exigidas por empresas na hora de recrutar candidatos. “Construindo competências socioemocionais no ambiente de trabalho” foi o tema da edição desse ano do Conversando com o RH, em São Luís, promovido pelo SESI e SENAI, na quinta-feira, 19, que reuniu gestores de recursos humanos de empresas maranhenses na sede

A temática foi abordada pela estudiosa de tecnologias educacionais e neurociência afetividade, Sannya Rodrigues, professora doutora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), convidada pelo SESI, SENAI e IEL para conduzir o Conversando com o RH.

“Investir em emoção nunca é uma perda de tempo. É possível criar um ambiente de trabalho amigável, relacionável, de desempenho e de produção. Tem locais na Europa que são extremamente cuidadosos com contas, mas mesmo assim você vê que se pode manter a saúde emocional no trabalho, e aí você percebe a importância do Yoga Laboral, da Ginástica Laboral, a importância da respiração, e do processo do autoconhecimento, que também é importante para melhoramento das relações e do ambiente”. Segundo a pesquisadora, investir em saúde, em felicidade e em ambientes amigáveis traz uma rentabilidade muito maior dos indivíduos que trabalham na empresa, rentabilidade esta já provada por grandes empresas e instituições, como a Nasa e Harvard.

Para o diretor regional do SENAI, superintendente interino do SESI e superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, o Brasil está passando por uma virada de chave e investir em Educação é “a bola da vez”, e como Sistema FIEMA, manter as empresas informadas sobre os temas em destaque no país e no mundo, é um diferencial para que elas criem estratégias para superar suas dificuldades em qualquer seara.

“O Conversando com o RH é um programa do Sistema FIEMA que visa aproximar as áreas do SESI, SENAI e IEL dos executivos de recursos humanos das empresas. É assim que nós iremos oferecer cada vez mais os nossos serviços, nossos produtos, e contribuir com a indústria em educação, saúde, estágio, carreira e, principalmente, no aumento da competitividade da indústria e no aumento da sustentabilidade e geração de emprego e renda”, frisou.

Geziany França, coordenadora de estágio de uma instituição de ensino em São Luís, foi uma das participantes do encontro, falou da importância do tema para as áreas de recursos humanos das empresas maranhenses. “Apesar das metas, do nosso afazer diário, a gente lida com pessoas, que se envolvem, que tem as suas emoções ali, em todo o processo. Achei interessante, pelo fato de despertar a visão para o trabalhador, que precisa ser visto como um ser humano que também tem necessidades emocionais”. “Hoje as empresas vivem focadas na questão aquisitiva, do poder econômico e tentar fazê-las enxergar que o colaborador precisa ter suas emoções levadas em conta é o maior desafio, ou seja, o que inclui também fazer um ambiente confortável, amigável e mais colaborativo”.

Como estratégias, a palestrante Sannya Rodrigues frisou que ouvir os colaboradores, valorizar o trabalho de cada um é a melhor maneira de começar. “Precisamos compreender a pessoa como um ser complexo e completo, e não só um ser com capacidades cognitivas, executivas e administrativas. É um ser que não deixa suas emoções em casa e essas emoções podem ser extremamente proficientes, podem ser o elemento que vai melhorar a performance no trabalho”,  ressaltou.

A próxima edição do Conversando com o RH será realizada no dia 27 de junho, na escola do SESI, em Bacabal, com o tema RH Estratégico como Diferencial Competitivo. No último dia 14, o encontro também ocorreu em Açailândia, com um bate-papo sobre Comunicação Assertiva e Feedback para um Clima Organizacional Positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!