CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Economia

Construção civil segue em recuperação

A Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão apontou que o setor da construção manteve ritmo de lenta recuperação e registrou 46,9 pontos no índice de atividade em junho, seguindo comportamento do mês anterior e marcando evolução no número de empregados (+20,3) e na Utilização da Capacidade Operacional (UCO) (+6). De acordo com a pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), até o momento, junho registrou o maior número de contratações no ano na construção civil, superando os resultados do primeiro trimestre.

As empresas de pequeno porte mantiveram o nível de atividade de maio e a Utilização da Capacidade Operacional na faixa dos 70,0 pontos. Estas inferem um panorama otimista para os próximos seis meses, com expectativa de aumentarem as suas contratações. As médias e grandes acusaram um aumento significativo no nível de atividade, assim como no número de empregados, porém, vislumbram um panorama mais conservador para os períodos subsequentes.

O estudo ainda indicou que a situação financeira das empresas permaneceu ruim, variando pouco em relação ao segundo trimestre de 2018. Já o acesso ao crédito segue difícil, segundo a avaliação das empresas que compõem o setor da construção civil. Em decorrência das dificuldades que o setor apresentou no primeiro semestre de 2019, a margem lucro operacional manteve-se comprimida, em patamar abaixo do nacional.

Participaram da Sondagem da Construção Civil empresas da construção civil do Maranhão de pequeno, médio ou grande porte. As informações foram coletadas pela FIEMA e CNI no período de 1º a 15 de julho de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!