Cotidiano

Defensoria Pública lança campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Acontece nessa segunda-feira, dia 4, o lançamento da Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, concebida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA).

O defensor público Davi Rafael Silva Veras, titular do NDCA, é quem detalhará a metodologia utilizada na campanha, voltada à sensibilização da população em geral, em especial dos profissionais das áreas de educação e saúde, para potencializar a identificação de crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, bem como o processo de acompanhamento da vítima e do agressor.

As estatísticas relacionadas a este tipo de violência são assustadoras, e crescem a cada ano. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que se restringe as notificações de violência sexual no âmbito da saúde, de 2011 a 2017 foram reportados 141.105 casos de violência sexual no país, sendo 58.037 (31%) envolvendo crianças, e outros 83.068 (45%) adolescentes.

Quando a referência da notificação é o Disque Denúncia nacional, consta que só em 2016 foram reportados 15.707 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes para este canal.

A campanha terá uma metodologia baseada em três frentes de atuação (prevenção, notificação e repressão), e contará com ações como atendimentos no ônibus-escritório da Defensoria Pública, o lançamento de uma cartilha voltada aos pais, palestras nas escolas, a criação de mecanismos de denúncia anônima ou através de meios de notificação à rede de proteção, o diálogo junto ao gestor da segurança pública e aos atores da investigação para verificar a viabilidade de implementação de atendimento e acompanhamento psicológico ainda dentro do setor de perícia e voltado aos interesses da investigação, entre outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *