FONASC-MA ASSINA CARTA EM DEFESA À COORDENAÇÃO DE TEMAS SOCIOEDUCACIONAIS DA SEDUC.
CARTA ABERTA AO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO FLÁVIO DINO
EM DEFESA DA COORDENAÇÃO DOS TEMAS SOCIOEDUCACIONAIS
Em função dos processos de formação inicial, centrado no modelo disciplinar, um dos grandes desafios para os professores é o conteúdo relativo às questões relacionadas às dimensões sociais, culturais, éticas, econômicas, ambientais e estruturais presentes na escola, na comunidade, nos lares, no nosso cotidiano.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), órgão gestor estadual, tem oferecido subsídios teórico-metodológicos e a proposição de ações, em parceria com outras inúmeras instituições, para a elaboração de estratégias que visam atender as demandas e os desafios socioeducacionais.
A Seduc possui em seu organograma a coordenação dos temas socioeducacionais e tem uma coesa e pequena equipe – reconhecida inclusive nas instâncias federais – com trabalhos já consolidados em mais de uma década. As pessoas que compõe essa equipe são agentes com ampla experiência e vasto conhecimento da transversalidade dos temas que só a educação e o social agregam. São estes agentes que acompanham a mais de 10 anos, grandes ações como as Conferências Infanto Juvenil do Meio Ambiente, consolidação do Plano Estadual de Educação Ambiental, dentre outros.
Infelizmente, é essa equipe que está no alvo de mudanças e remanejamentos. Claro que é mais que natural que a cada novo governo, sendo ele de reeleição ou não, promovam mudanças, das quais ocorrem por conveniência do gestor público, sabendo-se que a legislação o assegura de que a defesa do interesse público se sobressai ao interesse particular. Entretanto, promover readequações a ponto de que estas venham a estagnarem as demandas socioeducacionais já não se estaria “no lucro”, mas recorrendo ao adágio popular devemos observar que “em time que está ganhando não se mexe”.
A coordenação de assuntos socioeducacionais têm-se apresentado como demandas em Cidadania e Direitos Humanos, Segurança Alimentar, Educação Ambiental e Educação Financeira e Fiscal.
Vejamos alguns resultados, fruto do trabalho desta equipe da coordenação de assuntos socioeducacionais da Seduc:
Ação Entidades envolvidas
Política Estadual de Educação Ambiental CIEA SEDUC E SEMA
Atuação no Conselho Estadual de Meio Várias entidades
Ambiente e demais órgãos colegiados
Plano de Manejo do APA do Maracanã SEDUC E SEMA
Formação com o Caderno de Apoio Pedagógico
de Educação Alimentar e Nutricional – GT Educação SEDUC E SEDES
alimentar e nutricional (CAISAN)
Plano Diretor Bacia do Bacanga SEDUC E SEDES
Grupo de Trabalho: produção do Caderno SEDUC E CAEMA
Plano de combate à violência sexual SEDUC E SEDIHPOP
Plano estadual de medidas socioeducativas SEDUC E SEDIHPOP
Formação com o Caderno Pedagógico de
Educação para o Trânsito SEDUC, S.O.S. VIDA e DETRAN
Ações do Conselho Deliberativo CONDEL/PROVITA SEDUC e SEDIHPOP
Formação para conselhos escolares SEDUC E SEFAZ
Formação em Educação para o Consumo SEDUC E PROCON
Diante do exposto, encaminhamos a nossa solicitação para que a coordenação de assuntos socioeducacionais não se transforme em uma simples assessoria, com poucos recursos humanos e, que também se reconsidere o remanejamento dos profissionais que estavam atuando junto à coordenação, sob pena de iniciarmos tudo outra vez, observados os avanços da atual equipe em detrimento aos prejuízos dados por novos atores, dentro dos desafios e demandas já consolidadas pela equipe da coordenação.
Colocamos-nos à disposição para os esclarecimentos, bem como colaborar para o aperfeiçoamento e aprimoramento dos temas socioeducacionais.
São Luís, 23 de janeiro de 2019
Amarildo Jonhkri Canela – Estudante indígena do curso de Licenciatura Intercultural da UEMA da Terra indígena Canela – Município de Fernando Falcão.
Associação de Desenvolvimento Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (Guapé)
Coletivo Jovem de Meio Ambiente
Instituto Ideas
Instituto Socio Assistencial Educando
Fábio Dias Souza Timbira – liderança indígena do Conselho de Liderança da Aldeia Esperança da Terra Indigena Geralda Toco Preto, do povo Krepyn Katejê – Município de Itaipava de Grajaú
Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas – Fonasc.CBH
Jailson Conpei Canela – Estudante indígena do curso de Licenciatura Intercultural da UEMA da Terra indígena Canela – Município de Fernando Falcão.
Joaquim Gavião – Terra Indígena Governador-Aldeia Rubiácia Amarante do Maranhão
Laurinete Costa Coelho – Superintendente de Educação Ambiental de Viana
Movimento Arariba
Paróquia Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho – Peritoró-MA
Professor Francisco Silva de Oliveira – Penalva-MA
Professor Ricardo Barbieri – Prof. Titular da UFMA – Depart. de Oceanografia e Limnologia
Rede de Gestão Ambiental do Maranhão – Regeama