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Tecnologia

Inteligência artificial começa a ser usada pelo Governo Piauí.

A inteligência artificial começou a ser usada pelo Governo do Estado do Piauí para o atendimento da população de forma mais ágil e correta.

Duas assistentes digitais foram criadas para atender as pessoas, através de smartphones, tabletes e computadores, das Secretarias Estadual de Segurança Pública e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).

A assistente digital Teresa foi a primeira do Governo do Estado a trabalhar. Ela está no site da Secretaria Estadual de Fazenda para falar e resolver dúvidas e encaminhar as pessoas para os serviços que quer acessar.

Teresa é uma mulher jovem negra e com os cabelos lisos pretos.

O superintendente de Receitas da Sefaz, Emílio Júnior, afirmou que a Teresa responde dúvidas sobre pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) , sobre Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre os serviços oferecidos pela Sefaz.

“Você pode até saber com Teresa se ganhou na Nota Premiada, sorteio entre os consumidores que pedem que seu CPF conste na nota fiscal”, afirmou Emílio Júnior.

“Já está disponível no Google Play o aplicativo Teresa, que é a atendente virtual da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí. Essa solução integrada de inteligência cognitiva, baseada em nuvem, ficará responsável pelo atendimento eletrônico virtual da Sefaz. Estará disponível 24 horas por dia para atender aos contribuintes, inclusive aos finais de semana e feriados. O nosso objetivo é facilitar essa interação da Sefaz com os contribuintes”, afirmou o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles.

O uso de inteligência artificial nas empresas e órgãos públicos é cada vez mais comum, uma vez que ajuda a conhecer as necessidades dos clientes e cidadãos/contribuintes, otimizando os resultados da gestão pública e privada.

Esse aplicativo servirá de apoio ao serviço de atendimento “Fale com a Sefaz”, que já está disponível no site da Fazenda (https://www.sefaz.pi.gov.br/falecomasefaz/) e visa aprimorar a efetividade do atendimento e a qualidade das respostas às dúvidas mais frequentes sobre matéria fiscal.

Agora, com o lançamento do aplicativo Teresina, no Google Play, o contribuinte que tiver celular com sistema Android já pode baixar o aplicativo para tirar dúvidas com a Sefaz.

O Superintende de Logística e Tecnologia da Informação da Sefaz, Cristovam Cruz, acrescenta que, como o aplicativo é um produto recém-lançado, a Teresa necessita de mais testes e aquisição de conhecimentos. Portanto, incialmente, o aplicativo “TERESA” vai responder as dúvidas mais frequentes que os contribuintes têm sobre: IPVA, Nota Piauiense, Alíquotas de ICMS, DIEF, e-AGEAT e Documentos Fiscais.

Quando não souber responder a dúvida do usuário, a Teresa vai orientar o contribuinte, encaminhando-o para um atendente físico do “Fale com a SEFAZ”.

O nome da atendente virtual da Sefaz foi escolhido em homenagem à capital do Estado, Teresina, cujo nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado, junto ao imperador Dom Pedro II, a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina.

A Secretaria Estadual de Segurança irá lançar a Iara, nome para Inteligência Artificial de Respostas Automáticas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, disse que a Iara é um canal de comunicação entre a população e os serviços disponíveis da Secretaria Estadual de Segurança Pública e das instituições que a compõe, Policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, a Iara contará com uma plataforma inteligente com todas as informações e dúvidas mais recorrentes da população, como local para registro de queixa-crime, expedição de documentos, titulares dos distritos policiais , Batalhões da Polícia Militar (BPMs) e Corpo de Bombeiros.

“Todos as informações para informações e dúvidas serão disponibilizadas pela Iara , 24 horas, de qualquer município piauiense”, falou Fábio Abreu.

 

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