CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Infraestrutura

Menos de 40% dos moradores do Nordeste possuem esgoto tratado, alerta Trata Brasil, o Maranhão entre os piores.

Situação mais crítica está no Piauí (10,24%) e no Maranhão (11,56%), onde apenas uma em cada dez residências estão ligadas a redes de coleta de esgoto

A região Nordeste possui apenas 34,73% do esgoto tratado. É a segunda região com o pior índice, segundo dados divulgados este mês pelo Instituto Trata Brasil e referentes ao ano de 2017. A situação mais crítica está no Piauí (10,24%) e no Maranhão (11,56%), onde apenas uma em cada dez residências estão ligadas a redes de coleta de esgoto.

Apesar de terem uma cobertura maior, os outros estados do Nordeste ainda oferecem serviços coleta de esgoto a menos da metade de seus moradores. A maior cobertura é ofertada na Bahia (37,56%), abaixo do considerado satisfatório (70%)

Segundo especialistas, a falta de investimentos em saneamento básico ainda é o principal problema a ser enfrentado. Na avaliação da doutora em saneamento básico e professora da Universidade Federal do Alagoas, Nélia Henriques Calado, a concessão dos serviços é uma saída viável para os municípios.

“As parcerias público-privadas são muito bem-vindas e têm atuado de uma forma muito positiva por contribuir para a melhoria da qualidade de vida das cidades”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!