Cotidiano

Onde estão os culpados ????

Nesta semana o maranhense e todos que acessam as redes sociais no Brasil e no mundo, puderem presenciar o relato desesperado de uma filha que tentava salvar a vida do pai.

O hospital um dos mais conhecidos no Brasil por seu trabalho filantrópico, mas extremamente órfão do poder público que muitas vezes vem relegando a Santa Casa à própria sorte.

A lei obriga que governos estaduais e municipais invistam obrigatoriamente de 13% a 15% de seus orçamentos anuais em saúde, fora outros programas dentro de cada orçamento. Mas o que ainda ecoa nos ouvidos de quem assistiu o vídeo da filha correndo na rua em frente a Santa Casa são os gritos desesperados de quem foi abandonada pelo poder publico cujos os seus gestores são pagos com o dinheiro de cada cidadão que eles juram cuidar e proteger. Mesmo com todo o esforço e a fúria de uma filha, uma vida se perdeu, e ainda nos perguntando que lição ficou com todo esse sofrimento ???? Autoridades não demonstraram um mínimo de solidariedade com a família enlutada, muito  menos anunciaram medidas para que essas tragédias não aconteçam mais.

A população todos os dias padece pela ausência de ações dos poderes públicos que parecem muitas vezes só planejarem formas de desviar recursos da saúde, agora fadados a nunca chegarem ao destino final. Com certeza o lado mais fraco pagará a conta dessa tragédia, pois todos falavam que não tinha medico para atender o paciente, mas ninguém responde porque não tinha médico na santa casa para salvar está vida????

Onde estão os culpados? Vão dizer que a culpa está na medicina, na equipe de saúde, na estrutura do hospital, na falta de remédios e por ai vai, mas essa conta nunca será debitada nas mãos de quem tem a caneta para responder todas estas perguntas. Então, até quando veremos filhos e pais correndo desesperados para tentar salvar seus ententes queridos? Não sei mas não tenho duvidas que está cena ainda se repetirá, pois não vi nenhuma atitude de qualquer gestor para evitar o grito de terror de quem enfrenta a morte não só na Santa Casa como em todo o sistema de saúde do Maranhão.

Um comentário

  • alice

    Quantas decadas tem a Santa Casa de Misericordia com endereço em São Luís? Não existe um hospital público em nossa capital, que funcione 30% como deveria, há muitos anos, agora em 4 anos e 1mes era pra está tudo as mil maravilhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *