CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Cultura

Prefeitura de São Luís e Conselho Municipal de Cultura realizam IX Fórum Municipal de Cultura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Comcult), realiza o IX Fórum Municipal de Cultura de São Luís, nesta segunda (7) e terça-feira (8), das 13h às 19h, no Visão e Perfil Eventos, localizado na Av. João Pessoa, 435 – Anil (em frente ao Colégio Santa Fé e próximo ao antigo Litero). O fórum tem o tema “São Luís na Contemporaneidade Cultural: Direitos, Perspectivas e Ações Empreendedoras”. O evento, que segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, é aberto ao público, podendo participar todo o segmento cultural de São Luís.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento. No ato de inscrição, o participante deve sinalizar o interesse em se candidatar para conselheiro municipal de cultura ou não. O Fórum acontecerá em dois momentos. No primeiro dia será a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. Serão eleitos 20 conselheiros, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil, com mandato de dois anos. O primeiro ano com os conselheiros do poder público e o segundo com os conselheiros da sociedade civil. Já no segundo dia, será a eleição dos delegados que participarão do Fórum Estadual de Cultura, que acontecerá em Açailândia, no dia 31 de outubro. Serão escolhidos 20 delegados que representarão São Luís.

“Este evento será realizado em um momento em que todo segmento se mobiliza em nível nacional contra medidas autoritárias e de retrocesso na esfera cultural do país. O fórum vem como uma forma de fortalecer a cultura e se organizar enquanto poder público e sociedade civil, sendo um espaço de troca de experiências e debate, articulação e construção de alternativas para o desenvolvimento social e cultural de São Luís. Estamos buscando melhorias para a cultura da cidade, vamos elaborar políticas culturais e fazer tudo isso com a participação ativa da população ludovicense”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

GESTÃO

Um dos objetivos do fórum é democratizar o acesso da sociedade civil à gestão pública, além de estimular o debate e a ação cultural, e as relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil. Nele, os representantes saem com uma meta de articulação, de empoderamento e com uma visão atualizada dos segmentos culturais. Os conselheiros eleitos também têm como missão fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, opinar sobre ações de fomento à cultura no município e propor diretrizes da política cultural para São Luís, entre outras ações. As representações serão escolhidas dentre as categorias Memória e Documentação; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Cultural; Música; Artes Visuais; Artes Cênicas e Culturas Populares.

“O Fórum é aberto para toda comunidade cultural de São Luís e todos que tenham interesse em colaborar. O Conselho faz parte da administração pública municipal, no âmbito da cultura, e tem o papel propor alternativas de práticas culturais na cidade que possam contribuir para a gestão cultural de São Luís. Muita gente acha que o conselho é só para fiscalizar, também fazemos isso, mas nosso principal objetivo é participar e tentar cooperar ao máximo para o crescimento cultural da cidade. Os conselheiros vão ser as vozes de todos os movimentos culturais perante o município, por saberem as particularidades que cada segmento cultural sofre, as suas demandas e limitações”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wanderson Silva.

Este espaço tem como pauta discussões propostas para as seguintes áreas: memória documental, literatura, cultura popular, turismo, música, artes cênicas, artesanato, patrimônio cultural, artes visuais, artes plásticas. O Comcult é embasado na Lei Municipal 6.030, de 23 de dezembro de 2015, e visa construir uma rede formada por gestores e/ou administradores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais, ONGs, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!