Direitos Humanos

Projeto “Reciclando Vidas”.

O Reciclando Vidas é um projeto social que vem sendo desenvolvido na Vila Rosinha, uma comunidade do município da Raposa (MA). O projeto engloba temáticas como sustentabilidade, economia criativa e empoderamento feminino, com um foco específico: a produção de papéis reciclados e diversos produtos feitos manualmente a partir dessa matéria-prima. Dessa forma, visa atingir mulheres e jovens da comunidade, no intuito de desenvolver, principalmente com as mulheres, uma organização produtiva, para que elas possam através das suas produções, ampliara renda familiar.

O “Reciclando Vidas” é executado pela Organização em Prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia – NAVE, que atua através de projetos sociais em parceria com o setor público e/ou privado, enfaticamente nas áreas de agroecologia, artes, cultura, saúde natural e integral, assistência social, educação e empoderamento das mulheres, dedicando-se a desenvolver ações que contribuam de forma digna, equilibrada e positiva, para diversidade sociocultural e ambiental, considerando as suas múltiplas formas de existências.

A NAVE, prioriza e acredita, no processo emancipatório das comunidades em que atua, portanto, investe na educação, arte e cultura como o meio para democratização do conhecimento e fortalecimento dos vínculos comunitários. Por esse motivo, o projeto Reciclando Vidas, desenvolve oficinas socioeducativas, socioambientais, de empreendedorismo social e criativo, reciclageme confecção de produtos com papel reciclado. Essas atividades estão sendo desenvolvidas desde fevereiro do corrente ano, durante dois dias na semana. Buscou-se, explorar temáticasrelacionadas acidadania, ao empoderamento feminino, aos cuidados com o meio ambiente, entre outras. Além disso, foram ofertadas oficinas de empreendedorismo social e criativo que visaram fortalecera autonomia profissional e produtiva das mulheres. Atualmente, a produção de papel reciclado temresultado em produtos artesanais sofisticados e ecologicamente corretos.

É importante ressaltar que o Projeto Reciclando Vidas foi articulado pela NAVE e vem sendo realizado em parceria com Caixa Econômica Federalatravés do Programa de Financiamento “Casa Cidades”- Fundo Socioambiental Caixa e OAK Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *