Educação

Seduc conclui reforma de todos os Faróis do Saber da Região Metropolitana de São Luís

O Governo do Maranhão, através da Seduc entregou à comunidade da Cidade Operária o Farol do Saber Sousândrade totalmente revitalizado. A obra que foi executada com mão de obra carcerária, por meio do Programa Trabalho com Dignidade, é resultado de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), da Cultura (Secma) e de Administração Penitenciária (SEAP).

O Farol, que foi construído no fim dos anos 90, há cerca de 10 anos estava desativado, com a estrutura totalmente sucateada e saqueada por vândalos. Enquanto isso, a comunidade estava sem um espaço adequado para fomentar a leitura e incentivar o gosto pela literatura.

“Nós tínhamos a sensação de perda! De que tínhamos perdido algo que era essencial ‘pra’ educação, ‘pra’ cultura do ‘nosso país Cidade Operária’. Hoje, é orgulho! Estamos felizes, felizes demais. ‘Tá’ lindo, ‘tá’ lindo! Perfeito! Sem palavras!”, disse Janes Dutra, gestora geral do Centro de Ensino João Pereira Martins Neto, também localizado na Cidade Operária, e do Farol do Saber Sousândrade.

A obra, iniciada em março deste ano, recebeu investimentos na ordem de R$ 160.000,00 que garantiram serviços de recuperação do telhado, instalação de forro PVC, troca de instalações elétricas e hidráulicas, piso e revestimento, além de pintura geral. A biblioteca também recebeu mobília e acervo novos.

A solenidade simbólica contou com a presença dos secretários de Estado da Educação, Felipe Camarão; da Cultura, Anderson Lindoso; e da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, além de professores e gestores de escolas da rede estadual no bairro. Os secretários destacaram a importância da revitalização e reforma dos espaços de leitura, como forma de despertar o interesse da juventude pela literatura.

“A sociedade só consegue ser desenvolvida com educação, com cultura, com leitura. O governador Flávio Dino deu à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado da Cultura essa missão de, em conjunto, revitalizar, reformar e colocar em funcionamento todas as bibliotecas públicas do nosso estado. Nesse meio tempo, nós encontramos parceiros, como é o caso da Secretaria de Administração Penitenciária. E, juntas, essas três secretarias conseguiram cumprir a meta na Região Metropolitana de São Luís, com todos os Faróis do Saber reformados, revitalizados, mobiliados, entregues e em funcionamento”, destacou Felipe Camarão.

“É mais um produto da parceria Seduc e SEAP, a Seduc tem sido uma grande parceira, nos colocando junto nessas reformas que são tão importantes para a sociedade. Estamos fazendo duas coisas: a reforma de espaços da educação e ao mesmo tempo ressocializando as pessoas que trabalharam aqui, nessa obra do Farol e em outras obras. Nessa obra, em especial, nós fizemos alguns móveis para que o ambiente ficasse totalmente composto, dando mais conforto às pessoas que utilizarão o espaço”, pontuou Murilo Andrade, secretário de Administração Penitenciária.

“É muito significativa a entrega de mais essa obra, completamos 100% dos Faróis da Região Metropolitana totalmente reformados, revitalizados. Encontramos todos em situação muito ruim. Isso mostra a força e o poder que a educação tem de transformar a vida das pessoas. E mostra, também, como o governador Flávio Dino aposta nessa transformação através da educação”, enfatizou Anderson Lindoso.

A revitalização está possibilitando a reabertura desse importante equipamento educacional que vai beneficiar a comunidade, principalmente, os estudantes dos Centros de Ensinos João Pereira Martins Neto e José Justino Pereira, escolas da rede estadual localizadas bem ao lado da biblioteca.

Faróis reformados

Com a revitalização do Farol do Saber Sousândrade, na Cidade Operária, o Governo do Maranhão já reformou e revitalizou os nove Faróis do Saber da Região Metropolitana de São Luís. Além disso, já avançou na reestruturação dos demais Faróis no interior do estado, chegando a um total de 49 Faróis do Saber reformados, revitalizados, mobiliados e entregues à população.

“E a nossa missão agora é continuar no restante do estado, unindo educação, cultura, leitura e fazendo o desenvolvimento do Maranhão, por meio do conhecimento”, finalizou Felipe.

Obras de educação na Cidade Operária

Outras três importantes obras da educação estão no cronograma da parceria entre a Seduc e a SEAP. O Centro de Ensino João Pereira Martins Neto é a primeira delas. A escola entra em reforma na próxima segunda-feira (24). Será uma obra significativa, incluindo a construção da quadra poliesportiva que há muito tempo a comunidade espera.

Em seguida, serão reformados o Centro de Ensino José Justino Pereira e o antigo Caic da Cidade Operária, este último uma obra de grande porte devido a sua estrutura, que após a reforma será transformado em uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *