CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Cotidiano

‘Seu Lunga’ ganhará estátua em Praça Pública de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Joaquim dos Santos Rodrigues, o “seu Lunga”, figura nascida no Cariri cearense, ganhará uma estátua na Praça do Socorro, no Centro de Juazeiro do Norte — distante 493,3 km de Fortaleza. Ele ficou conhecido nacionalmente em cordéis e em piadas de grandes humoristas pelas respostas “curtas e grossas” para questionamentos óbvios de vizinhos e turista, tendo a alcunha de “o homem mais ignorante do mundo”. O cearense morreu aos 87 anos de um câncer de esôfago, em Barbalha.

O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro Norte, Junior Feitosa, revelou ao Sistema Verdes Mares (SVM) que o monumento será feito de cimento e custará R$17,9 mil. “Nós fomos procurados por um grupo de pessoas da cidade que queria essa homenagem ao seu Lunga. O projeto visa um banco com ele sentando de pernas cruzadas, nos moldes do que existe hoje no Rio de Janeiro com Carlos Drummond de Andrade”.

Os trâmites da obra estão na Procuradoria do Município para que possa ser feito o contrato com o ganhador da licitação e, em seguida, seja dada a ordem de serviço.

Filho dos agricultores Zé Rodrigues e dona Rêis, Seu Lunga nasceu em 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, em Caririaçu. Com a seca, a família se mudou para Juazeiro do Norte. Na terra do Padre Cícero, ainda rapazote, Lunga pôs um comércio na Rua São Paulo, próximo ao Mercado Central, vendendo arroz, milho, feijão e outros cereais. Pouco tempo depois, comprou uma máquina para moer e incluiu o fubá nos seus produtos.

Mas foi como vendedor de sucata, nos anos 1960, que se estabeleceu. Sua loja, um vão estreito, na Rua Santa Luzia, vendia e revendia ferro velho, parafusos, eletrodomésticos, entre outras peças raras. Além disso, consertava os mais diversos objetos como ventilador, portas, bicicletas, ferro de engomar. Sentado, de chapéu, que só tirava pra tomar banho, com bituca de cigarro no canto da boca, sem tragar, passava horas em frente do estabelecimento.

Um comentário

  • Roberval Sousa costa

    Prezado amigo Kim Lopes, tive o prazer de conhecer o Crato e Juazeiro do Norte cidades que cultuam Luís Gonzaga e padre Cícero e agora seu lunga e muito cordel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!