CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!

Educação

Sotero dos Reis: Uma escola novinha aos 82 anos.

Fundada em 1937, a Sotero do Reis guarda uma história cheia de riquezas e fatos que estão diretamente associados à história de São Luís. Primeiramente, à história de vida do seu patrono, Francisco Sotero dos Reis, professor autodidata considerado um dos principais expoentes da educação ludovicense e brasileira, que deixou um legado incalculável à Língua Portuguesa, ao escrever, em 1962, Pastillas de Grammática Geral, considerada por muitos historiadores a primeira gramática brasileira.

Outro importante marco é o local, que no século XIX abrigou o mais luxuoso cemitério de São Luís, época em que os ingleses chegaram à ilha.  Com suas resistências em utilizar espaços públicos, resolveram construir suas próprias igrejas, escolas, casas e cemitérios. O da São Pantaleão – espaço onde hoje é a escola – tinha, logo na entrada, um portal de cantaria, que veio de Lisboa (Portugal), portões e gradeados que chamavam a atenção pelo esplendor e qualidade de acabamento. Os jazigos eram quadrados, porque os corpos eram enterrados no sentido vertical.

 

Dados apontam que, ali, foram enterrados 242 corpos, entre eles, diplomatas, comerciantes, comandantes de navio e marinheiros. De acordo com relatos, até meados de 1970, os túmulos ainda podiam ser vistos no local e, ainda hoje, o espaço da escola abriga dois túmulos.

As melhorias realizadas além de conceder condições dignas para a comunidade escolar, representam, ainda, um resgate histórico e de preservação do espaço, que no século XIX já foi o mais luxuoso cemitério de São Luís, como relembra o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. “Uma alegria muito grande entregar mais uma escola digna, a 11ª deste mês de junho.

O Sotero dos Reis, escola tradicionalíssima de São Luís, há décadas clamava por uma reforma, inclusive estava com um andar todo interditado. E hoje, sim, está belíssima, estruturada, com espaços dignos e funcionando plenamente para melhor atender nossos estudantes. Além disso, a reforma realizada neste prédio é um resgate e preservação do nosso patrimônio, pois aqui há muitos anos, funcionou o cemitério dos ingleses”, realçou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLUBE MAIS DIGA ONDE TEM, resgate cupons, colete selos, consiga pontos e ganhe recompensas. Baixe o aplicativo!