Justiça

TECNOLOGIA | Divisão de Informática do Fórum de São Luís ampliou número de atendimentos em 201.

Em 2018, a Divisão de Informática do Fórum de Desembargador Sarney Costa realizou 17.227 atendimentos a usuários. O número apresenta um crescimento de 35% das solicitações em relação ao ano anterior, por meio de atendimentos como assessoria às unidades judiciais e administrativas na área de tecnologia, suporte aos sistemas, administração e configuração de redes de dados, apoio na realização de depoimentos especiais, videoconferências, entre outros. As videoconferências apresentaram um crescimento de 50% em relação a 2017, ferramenta usada nas audiências criminais em presídios federais e estaduais e em audiências cíveis.

Na assessoria às unidades administrativas, a Divisão de Informática do Fórum em parceria com a Contadoria Judicial, desenvolveu e implantou um sistema para otimizar e dinamizar a tramitação dos processos, o SIGCON (Sistema de Gestão da Contadoria). O SIGCON objetiva gerenciar e monitorar informações sobre os serviços realizados pela Contadoria Judicial do Fórum de São Luís. Outra ação realizada pela equipe da Divisão de Informática foi a mudança dos controladores de domínio e servidores de arquivos para a plataforma Open Source – Linux, sem custos, gerando uma economia de aproximadamente R$ 600 mil em termos de licenciamento, atualizações, entre outros.

A Divisão de Informática do Fórum também adquiriu novos equipamentos que refletiram na melhoria da qualidade e segurança do acesso de dados das redes. Para o chefe da Divisão, Filomeno Viana, os equipamentos novos e com garantia do fornecedor permitiram o aumento da capacidade de processamento, melhorando a infraestrutura de tecnologia de informação para atender as demandas atuais e as futuras. “A medida beneficia todas as unidades judiciais e administrativas, diminuindo a quantidade de incidentes ocasionados por falhas e garantindo maior confiabilidade e disponibilidade dos dados da rede local do Fórum”, destacou. Entre os equipamentos adquiridos e em fase de aquisição estão servidores e unidades de armazenamento de dados (Storages), switches, etc.

FUNÇÃO – A Divisão é responsável pela Administração da Rede Local do Fórum Desembargador Sarney Costa. Atende cerca de 1.100 (um mil e cem) usuários distribuídos em 62 (sessenta e duas) unidades judiciárias e 25 (vinte e cinco) unidades administrativas. O parque de equipamentos possui 1.264 (um mil, duzentos e sessenta e quatro) microcomputadores, 90 (noventa) notebooks, 359 (trezentos e cinquenta e nove) impressoras próprias e alugadas. A equipe da Divisão de Informática do Fórum é formada por 07 (sete) analistas, 02 (dois) técnicos judiciários e 12 (doze) técnicos de empresa terceirizada, coordenado pelo Chefia da Divisão de Informática.

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